Recursos Disponíveis

Instalações

Para o desenvolvimento das suas actividades o INOVA conta com as seguintes instalações:

O edifício da Administração, com uma área global de 1120 m2, inclui os serviços de apoio administrativo (direcção, secretariado, contabilidade e arquivo), gabinetes de trabalho e áreas sociais (nomeadamente bar e refeitório).

Integrada no mesmo edifício, com uma área útil de cerca de 470 m2, funciona a IPI - Instalação Piloto Industrial do INOVA, uma infra-estrutura de base tecnológica especialmente vocacionada para acções de demonstração tecnológica e transferência de tecnologia nas áreas dos lacticínios, carne e pescado.

O Laboratório de Análises, com uma área global de 700 m2, corresponde ao primeiro edifício do "campus" do INOVA e alberga as suas instalações laboratoriais e serviços de apoio, designadamente armazém de produtos e serviços de recepção de amostras.

O Laboratório de Metrologia funciona em edifício especificamente construído para o efeito, com uma área de 850 m2 e dotado de instalações adequadas ao controle metrológico.

O edifício onde funciona a ENTA - Escola de Novas Tecnologias dos Açores, com uma área global de cerca de 2000 m2, integra o património imobiliário do INOVA e inclui salas de aula, laboratórios e demais instalações que asseguram a formação ministrada nesta importante infra-estrutura educativa da Região Autónoma dos Açores.

O Campo Experimental da Ribeira Grande, localizado no Parque Industrial daquela cidade da ilha de S. Miguel, ocupa uma área de cerca de 4500 m2 e inclui um complexo de estufas dotadas de sistema de aquecimento por efluente geotérmico. Este "campus" está especialmente vocacionado para acções de desenvolvimento tecnológico e promoção de novas tecnologias no sector agro-industrial da Região, incluindo nas culturas tradicionais.

 

Meios Técnicos

O INOVA dispõe de equipamentos e meios técnicos relevantes no contexto laboratorial regional, quer na área de análise e controlo fisico-químico e microbiológico (como cromatógrafo iónico, espectrofotómetros de absorção atómica (de chama, em forno de grafite e de vapor frio), espectrofotómetros de absorção molecular (no infra-vermelho e no visível) e equipamento de cromatografia líquida de alta pressão-HPLC), quer na área da verificação e calibração metrológica (incluindo massas padrão, comparadores de massa, sondas, termopares e banhos).

Acresce, os equipamentos e demais meios que integram a Instalação Piloto Industrial (devidamente equipada para o desenvolvimento de projectos e acções de ID&DT na produção de queijo e produtos lácteos e processamento de carnes e pescado) e o campo de estufas e sistemas hidropónicos e de rega gota-a-gota instalados no Campo Experimental na Ribeira Grande.

 

Meios Humanos

O INOVA integra uma equipa de funcionários e colaboradores que reúne um conjunto de competências, conhecimentos e experiência nos vários domínios da sua actuação.

A estrutura de recursos humanos do INOVA inclui presentemente um total de 13 Técnicos Superiores, em áreas como a Bioquímica, Biologia, Ciências do Meio Aquático, Biologia/Geologia, Geologia, Matemáticas Aplicadas e Organização e Gestão de Empresas.

O Instituto conta com 20 Técnicos, incluindo Técnicos de Laboratório, Experimentadores Metrologistas e Técnicos de Colheita, com ensino secundário ou cursos de especialização tecnológica, que asseguram os respectivos serviços.

O quadro do INOVA é composto ainda por 4 Administrativos, designadamente nos serviços de secretariado, contabilidade e atendimento.