Metrologia


A Metrologia constitui outra área privilegiada da actuação do INOVA, que se estende a toda a Região Autónoma dos Açores e tem como preocupação principal assegurar o rigor das medições, criando a envolvente adequada à promoção da Qualidade.
Na verdade, o rigor das medidas e instrumentos de medida assume importância decisiva para a garantia da qualidade de um número infindável de produtos e serviços que estão ao dispor dos cidadãos e das empresas. A Metrologia constitui, pois, o suporte indispensável à credibilidade dos resultados de todas as medições que são necessárias, quer na produção e controlo de bens e serviços nas empresas produtoras, quer em ensaios laboratoriais.
O Laboratório de Metrologia do INOVA assegura a realização de serviços de natureza laboratorial, enquanto laboratório de calibração/ensaio, acreditado pela Norma NP EN ISO/IEC 17025, e regulamentar, integrando o sistema descentralizado, coordenado pelo Instituto Português de Qualidade (IPQ), de entidades que actuam no domínio da Metrologia Legal.
O laboratório possui um âmbito de acreditação com descrição flexível intermédia, a qual admite a capacidade para implementar novas versões de documentos normativos no âmbito da acreditação. Os ensaios abrangidos identificam-se pela omissão da versão do documento normativo associado na coluna “Método de Ensaio”, no anexo técnico da acreditação. para acesso aos métodos permanentemente atualizados, para os ensaios abrangidos, consulte a Lista de Ensaios Acreditados sob Acreditação Flexível Intermédia - L0368.
calibracao
ipac ovm