Entre os dias 2 e 6 de junho, a vila de Benasque, nos Pirenéus espanhóis, será palco da primeira conferência da Geo-RIN – Geothermal Research and Innovation Network for Portugal and Spain, uma iniciativa que reúne investigadores, técnicos e decisores políticos para debater os mais recentes avanços no domínio da geotermia na Península Ibérica.
O evento, que decorrerá no Palácio dos Condes de Ribagorza, contará com a participação de especialistas de vários países europeus e centrar-se-á no papel da energia geotérmica na transição energética sustentável na Europa. Incluindo mesas-redondas, workshops e sessões técnicas, as temáticas da conferência incluem estratégias de planeamento urbano sustentável, sondagens geotérmicas profundas e o aproveitamento dos recursos endógenos.
O Diretor Científico do INOVA, João Carlos Nunes, marcará presença neste evento com a intervenção intitulada “Recursos Geotérmicos de Baixa Entalpia do Arquipélago dos Açores (Portugal): uma Síntese”. A apresentação incidirá sobre as potencialidades dos recursos geotérmicos superficiais do arquipélago, abordando a sua distribuição, caracterização geológica, aplicações atuais e possibilidades futuras no contexto da descarbonização, do uso das energias renováveis e da eficiência energética.
Esta intervenção destaca, ainda, o papel pioneiro dos Açores na utilização sustentável da energia geotérmica, sendo o arquipélago uma das regiões da Europa com maior aproveitamento per capita deste recurso. Os Açores apresentam-se como um laboratório natural para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias geotérmicas, com destaque para a produção de energia elétrica, aquecimento ambiente e balneologia.
A conferência Geo-RIN assinala uma etapa importante desta recente rede de colaboração transfronteiriça entre Portugal e Espanha, que tem como objetivo principal acelerar a produção de conhecimento técnico-científico e a implementação de soluções geotérmicas inovadoras em ambos os países.
21/05/2025